23/06/2021
CONHEÇA OS ESTÁGIOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE NOSSAS MUDAS.
Nesse artigo, descreveremos as etapas de produção das mudas de árvores produzidas em nosso viveiro. Tudo se inicia com a obtenção das sementes, que são realizadas nas florestas remanescentes, que terá um post específico para este tema.
As sementes já beneficiadas são plantadas em sementeiras suspensas ou diretamente nos tubetes plásticos em ambiente protegido (estufas) a fim de evitar danos com as chuvas. As mudas recém germinadas nas sementeiras são repicadas, ou seja, são retiradas da areia e depois transplantadas para os tubetes. O substrato que utilizamos é produzido na própria empresa e é composto por casca de pinus decomposta, turfa, casca de arroz carbonizada e adubo de liberação controlada.
As mudas recém germinadas e/ou transplantadas ficam nas estufas até atingirem cerca de 5 cm de altura. Nesse estágio, elas mudam para setor onde não há mais a proteção dos plásticos da estufa. As mudas ficam sob tela sombrite de 50% de sombreamento, até atingirem altura de 20-25 cm.
No momento que atingem esse porte, são classificadas e despachadas para o setor de rustificação, local que as mudas ficam sob o sol pleno com o propósito de pré-adaptá-las ao estresse que sofrerão em campo, quando forem expedidas para nossos clientes. As plantas ficam por no mínimo 60 dias nesta etapa e sofrerão alterações fisiológicas e morfológicas até o momento que estarão liberadas para a expedição (folhas e caules rígidos e raiz bem formada, preenchendo todo o torrão de substrato de maneira uniforme).
Na expedição, as mudas são retiradas dos tubetes e embaladas em plástico no formato de “rocamboles”. Depois são acondicionadas em caixas especiais antes do envio para nossos clientes.
Voltar para o BlogA melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora